Crítica

Você tem o hábito de criticar os outros? De encontrar falhas em todos? No modo de vestir, de andar, de falar, na maneira como trabalha, nas decisões que toma, com quem anda, o que faz? O hábito de ver defeitos nos outros nubla todo o seu futuro, barra-lhe o progresso, leva-o a todo o tipo de problemas, à discórdia, à impaciência, à indelicadeza, à hostilidade, à violência, a todo o mal. Enquanto o espírito da crítica perdurar no seu pensamento, você não estará ajudando a vc e nem aos outros. Se você quer saber porque a sua vida não vai para a frente, porque não se desenvolve, é provável que você esteja cuidando da vida dos outros e não da sua. Se você permitir que o hábito da crítica penetre nos seus pensamentos, e ali se instale e permaneça sem que você tome providências, o maior prejudicado pode ser você.

Faça o seguinte exercício – sempre que falar ou pensar mal de alguém, torne-se consciente desse ato e anote num caderno. Pergunte-se – para quem estou mandando energias negativas? e anote o nome da pessoa. Aos poucos, você terá o controle desse hábito.

Lembre-se, o Universo é causa e efeito, o que você externalizar em palavras ou em pensamento, volta para você. É LEI. Seja feliz.

Author image

Psicóloga Maria Manuela Ferreira

Maria Manuela Ferreira, é Psicóloga, com mestrado em Educação e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós-graduação em Psicologia Analítica, de Carl Gustav Jung.
  • Ipanema, Rio de Janeiro