Toc

Este tipo de transtorno, conhecido como TOC, ou Transtorno Obsessivo Compulsivo, está inserido na ordem dos Transtornos de Ansiedade no (DSM-IV), Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais da Associação Psiquiátrica Americana. Caracteriza-se por pensamentos obsessivos e recorrentes, descontrolados e inaceitáveis, e pela compulsão de realizar certos rituais. O portador deste transtorno acredita que os rituais podem neutralizar os pensamentos obsessivos. Os rituais mais conhecidos são: lavar as mãos repetidamente para não se contaminar pelos germes, arrumar objetos de uma determinada maneira, verificar várias vezes se as portas estão fechadas, etc.

O tratamento psicoterápico consiste em pesquisar em que momento da vida foi perdida a capacidade de controlar os pensamentos. É importante restabelecer o domínio sobre a mente, recuperar o equilíbrio da vida e ser feliz.

Author image

Psicóloga Maria Manuela Ferreira

Maria Manuela Ferreira, é Psicóloga, com mestrado em Educação e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós-graduação em Psicologia Analítica, de Carl Gustav Jung.
  • Ipanema, Rio de Janeiro
1 min de leitura

Ciúme

1 min de leitura

Crenças