Muitos devem se perguntar o que é psicoterapia. Psicoterapia é uma conversa profissional com um psicólogo, focada no aumento da consciência e conhecimento de si mesmo. O objetivo é equilibrar o lado emocional e mental para ter uma vida melhor, sem culpas e ressentimentos.

Na psicoterapia há uma constante busca por padrões de pensamento, sentimentos e emoções. Esses padrões, que se repetem indefinidamente, sem que ninguém perceba, levam ao sofrimento psíquico e doenças. Alguns dos sintomas mais comuns que estão ligados a esses padrões são a depressão, síndrome do pânico e ansiedade.

Muitas pessoas, crianças, adolescentes e adultos, enfrentam dificuldades emocionais em algum momento da vida. Isso faz parte da história de cada um e é natural. No entanto, é sempre bom dar atenção especial a esses momentos, pois podem gerar emoções negativas. Caso não sejam tratadas a tempo, podem ocasionar sintomas ligados tanto ao comportamento quanto à saúde.

A vida, às vezes, tem fases difíceis de enfrentar, fases de dor profunda, confusão, desorganização, dúvidas, enganos, erros, e parecem não tem saída. A frustração, desapontamentos, desilusões, vem dessa aparente falta de habilidade de resolver e desatar nós. Existe uma maneira equilibrada de fazer isso, que não nos prejudique e não prejudique os outros.

Quando se está emocionalmente envolvido com as dificuldades que se apresentam, seja no campo dos relacionamentos, seja qualquer outro campo, fica mais complicado encontrar uma saída. Resolver de qualquer maneira para se livrar do problema, pode trazer complicações futuras.

As pessoas escolhem fazer psicoterapia por várias razões. Problemas de relacionamento, namoro, casamento, divórcio, filhos, dinâmica familiar, desordens de alimentação, traumas, depressão, ansiedade, síndrome do pânico e doenças em geral.

Nas sessões de psicoterapia podem ser usadas outras técnicas, tais como arteterapia e regressão à infância.

A psicoterapia é confidencial e fornece um espaço seguro para crescer internamente e criar para si mesmo uma vida harmoniosa. É um lugar seguro e tranquilo propício para que a criatividade e as soluções se manifestem.

Psicóloga Maria Manuela Ferreira